quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

PRODUÇÃO BRAILLE



3. Produção Braille: desde sua fundação em 1947, a produção do material em Braille é realizada com o auxílio de voluntários.


3.1 Produção domiciliar: feita por voluntários treinados na Biblioteca Braille. É ministrado individualmente o ensino do sistema Braille e normas de transcrição por um funcionário capacitado.


3.2 Produção por funcionários/voluntários: por meio de máquinas Perkins e computador os funcionários copiam, com auxílio de voluntários, os textos de livros e apostilas solicitados pelos usuários.


3.3 Produção informatizada: a Biblioteca Braille possui um setor de informática, com computadores, scanner e impressoras em Braille para produção dos livros digitalizados.


3.3.1 Digitalização de textos: é realizada na Biblioteca por funcionário utilizando o scanner.


3.3.2 Revisão e editoração: este processo é realizado por voluntários após terem sido treinados por funcionários.


3.3.3 Impressão/revisão: o material impresso é revisado por um funcionário deficiente visual com auxílio de voluntários e/ou funcionários, a fim de que possa tornar o material impresso o mais perfeito possível.


3.4 Retranscrição: neste setor são restranscritas páginas desgastadas pelo uso, visando manter a obra transcrita em bom estado de conservação.

 
4. Encadernação/restauro: este setor é responsável em tornar livro, as folhas transcritas em Braille vindas dos domicílios dos voluntários, da produção informatizada e dos funcionários. Neste setor são confeccionadas as capas para a produção dos livros em Braille, como em um livro comum em tinta, porém com alguns cuidados especiais para garantir que o livro seja de ótimo manuseio, leve e que preserve os pontos do Braille. Para tanto conta com o auxilio de voluntários com ensino e supervisão de um funcionário da Biblioteca.


5. Processamento técnico: neste setor são preparados técnica e fisicamente os materiais bibliográficos em Braille e em áudio para se tornarem parte do acervo e assim serem disponibilizados aos usuários. É preparado em tinta e em Braille uma listagem, visando sempre a autonomia dos funcionários e usuários no manuseio das obras do acervo. Essa listagem pode ser enviada aos usuários interessados por e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário